quinta-feira, 30 de setembro de 2010

1ª Gala Internacional de Acordeão dos Templários

Vai decorrer entre 1 e 2 de Outubro no Cine Teatro Paraíso - Tomar, a 1ª Gala Internacional de Acordeão dos Templários.
Mais informações no site da CM Tomar.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Abu Dhabi - Ferrari constrói seu primeiro parque temático

O Empreendimento será inaugurado em Outubro, com alguns dos mais lendários modelos da marca italiana

O parque de 200.000 m2 será totalmente dedicado aos bólides vermelhos, tendo sido criado para aproveitar o fascínio despertado pela marca.

Localizado nos Emirados Árabes Unidos, foi baptizado de Ferrari World Abu Dhabi.

Terá uma montanha-russa Formula Rossa, onde os fãs da velocidade poderão experimentar a sensação de acelerar de 0 a 240 Kms/h em apenas cinco segundos.

Os visitantes também poderão assistir a uma animação em "4-D", que conta as aventuras de um jovem, que a bordo de um Ferrari atravessa diversas paisagens e condições climáticas.

Para as crianças o parque terá uma escola de condução, onde os treinos serão em modelos de escala reduzida de um F430 GT Spiders. Após o treino os aspirantes a piloto poderão também participar numa corrida em versões reduzidas dos Fórmula 1 da marca.

Outras atracções são a galeria de modelos da Ferrari, esta será a maior colecção de veículos da marca, depois da exposta em Maranello. Restaurantes e lojas com artigos da Ferrari também estão previstos.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Alvaiázere - VIII Festival Gastronómico do Chícharo

De 1 a 3 de Outubro, a vila de Alvaiázere, no distrito de Leiria, recebe mais uma mostra em torno do chícharo, também conhecido por «xíxaras».

Para além das várias formas de degustar o chícharo (leguminosa muito rica em proteínas, hidratos de carbono e sais minerais, cultivada desde épocas remotas como planta forrageira ou como legume comestível) este certame conta também com um mercado de produtos regionais, mostra de artesanato e exposições, entre outras actividades.

Pelo oitavo ano, Alvaiázere, capital do Chícharo, evoca a cultura de um produto que é semeado de forma intercalar entre oliveiras, figueiras e outras árvores de produção, aparecendo também associada com o cultivo do grão-de-bico.

Para os que não conhecem, o chícharo antes de se consumir deve ser demolhado e pode ser utilizado de diferentes formas, como por exemplo em puré, ou como acompanhamento de carnes, enchidos e peixes.

Em Alvaiázere é normalmente acompanhado com azeite, couves e broa e tem na sopa de chícharo, migas de chícharo ou doce de chícharo os principais pratos característicos da gastronomia de Alvaiázere, confeccionados à base desta pequena leguminosa.

O evento é organizado pela Câmara Municipal de Alvaiázere.

E-mail: geral@cm-alvaiazere.pt

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Concertos em Rede - Música Barroca no Património Mundial


No âmbito da Rede de Mosteiros Portugueses Património da Humanidade, promovido pelo IGESPAR, I.P., a Casa da Música realiza, de 16 a 19 de Setembro, 4 concertos de Música Barroca (Orquestra Barroca da Casa da Música e Coro da Casa da Música) com a direcção musical de Andrew Parrot.

A entrada é livre, condicionada à capacidade das salas.

Datas dos Concertos

16 de Setembro, 21h00 - Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa

17 de Setembro, 21h00 - Mosteiro de Alcobaça

18 de Setembro, 21h00 - Convento de Cristo, Tomar

19 de Setembro, 16h00 - Mosteiro da Batalha

Programa:
1ª parte

Arcangelo Corelli: Concerto Grosso em Dó Maior, Op 6, nº 10
Francesco Geminiani: Concerto Grosso e Folia segundo um tema de Corelli, em Ré Menor
Domenico Scarlatti: Sinfonia nº7, em Dó Maior
Charles Avison: Concerto Grosso nº6 in D major after D. Scarlatti
2ª parte

Duarte Lobo: Audici Vocem, para coro e capella
Duarte Lobo: Pater peccavi, para coro e capella
Pero Gamboa: Egressus lesus secessit, para coro e capella
Carlos Seixas: Missa e sol maior, para solistas, coro, orquestra de cordas e baixo contínuo.

Organização

IGESPAR, I.P., Casa da Música

Sítios

http://www.casadamusica.com/

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

I Festival Estátuas Vivas de Tomar



I Festival Estátuas Vivas de Tomar

Programa do Concerto "Sons e 21 Silêncios".

Dia 18, 23h, praça da República.

1"European Overture", Bertrand Moren, 6'
"Cerco de Wellington - Batalha de Vitória", L. Beethoven 15'
"Armenian Dances - Parte I" - Alfred Reed, 10'
Banda Militar do Porto. Direcção: Tenente Alexandre Coelho

-----Intervalo---------

"Carmen-Suite nº1", Bizet, 20'
"Ária de "Norma", "Casta Diva" 7'
"Ária de "Otello", Verdi, "Dio, mi potevi scagliar" 7'
"Ária de "Porgy and Bess", Gershwin, "Summertime" 5'
"Ária de "Fanciulla del West", Puccini, "Ch´ella mi creda" 4'

Orquestra Sinfónica do Ginásio Ópera, Banda Militar do Porto, Dir.
Kodo Yamagishi, com a Orquestra de cordas e Solistas da Associação
Ginásio Ópera, Ana Paula Russo (soprano) Frederico Almendra (tenor)

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Sevilha - XVI Bienal de Flamenco (15 Setembro a 9 de Outubro)

Sevilla vai acolher entre 15 de Setembro e 10 de Outubro, a Bienal de Flamenco 2010.
Um acontecimento que vai trazer a diversos espaços de Sevilha o melhor desta arte em todas a suas vertentes, onde se vai apostar em espectáculos arrojados e atrevidos.
Actuarão, entre outros artistas, María Pagés, Andrés Marín, Rocío Molina, Eva Hierbabuena, Israel Galván, Miguel Poveda, David Lagos, La Tremendita, Rocío Bazán o Manolo Sanlúcar.

Mais informação:
http://www.bienal-flamenco.org

http://www.bienal-flamenco.org/web2008/imagenes/adjuntos/programacion_general_2010.pdf

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Fugiu da prisão há 14 anos mas foi apanhado depois de participar num programa televisivo

Homem condenado, por violação e roubo, a 12 anos e nove meses de prisão efectiva em Paços de Ferreira, tinha escapado em 1996. Foi detido na passada sexta-feira.

O pintor e cineasta norte-americano Andy Warhol disse que um dia todos teremos direito a 15 minutos de fama. O que ele não disse foi o preço a pagar por esses breves minutos. Para o homem de 45 anos que, na sexta-feira passada, participou como entrevistado no programa da manhã da TVI, Você na TV, a fama custou-lhe a liberdade.

A verdade é que nem sequer deveria estar livre, pois trata-se de alguém que tinha sido condenado por diversos crimes e que, em 1996, fugiu da prisão de Paços de Ferreira. Desde então, as autoridades perderam-lhe o rasto.

Até que, na semana passada, foi detido pela polícia, à saída do estúdio, situado em Carnaxide, Oeiras, onde decorria aquele programa.

Fugido à justiça há 14 anos, o agora detido foi denunciado pela própria irmã, que alertou os produtores do programa apresentado por Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira. Isto porque o fugitivo apresentou-se naquele conhecido talk show com o nome do marido da irmã, sendo que o próprio cunhado também já tinha denunciado o caso à polícia.

Ontem, num comunicado enviado às redacções, o Comando Metropolitano da PSP de Lisboa explicou queo suspeito fugira do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, onde deveria ter cumprido 12 anos e nove meses de prisão efectiva, pelos crimes de violação e roubo. Acabou por ser detido por volta das 15h50, em Carnaxide, à saída do estúdio da estação televisiva, depois de ter sido entrevistado no programa matinal.

Conduzido a Caxias

No mesmo comunicado, a PSP acrescenta que "o suspeito acabou por sair das instalações e entregar-se a uma equipa de investigação criminal que se encontrava no local".

Depois de ter sido identificado, foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Caxias, para cumprir a pena ditada pelo tribunal que o julgou.

Contactado pelo PÚBLICO, o gabinete de Relações Públicas da TVI confirmou o caso, mas recusou adiantar mais informações sobre o sucedido. Ao que o PÚBLICO apurou, o homem terá cumprido cerca de um terço da pena, tendo aproveitado o facto de, em 1996, usufruir de saídas precárias para escapar.

Alegadamente, o homem ainda terá, a dada altura, fugido para Espanha, onde terá vivido nos últimos anos.

in: Público

terça-feira, 7 de setembro de 2010

"Alpiagra" abre portas dia 11 de Setembro

A Alpiagra 2010 - XXVIII Feira Agrícola e Comercial de Alpiarça abre portas no próximo dia 11, apresentando mudanças na organização do espaço, entre outras novidades. O Salão Automóvel abandona a nave desportiva e nesta ficará instalado o Pavilhão de Actividades Económicas. O certame que se prolonga até 19 de Setembro, decorrerá em estreita colaboração com o movimento associativo, tal como aconteceu na primeira edição da Alpiagra, realizada em 1982, segundo disse o presidente da Câmara, Mário Pereira, na conferência de imprensa de apresentação da Alpiagra 2010.

Teatro pedagógico, prova de vinhos, passeio de carros antigos, passeio de vespas, prova de orientação – escuteiros, visitas temáticas e animação com bandas e grupos musicais do concelho são algumas das iniciativas contempladas no programa.

Vitorino é o nome mais sonante do cartaz de espectáculos. O cantor subirá ao palco dia 19 de Setembro, para o concerto de encerramento da Alpiagra. Haverá, também, Revista à Portuguesa - "É só Rir", com Octávio de Matos, Natalina José e companhia, no dia da inauguração da feira, 11 de Setembro. Casimira Alves actuará na noite de fados, dia 12, e dia 16, o público jovem poderá contar com o som da banda portuguesa de punk rock Tara Perdida. Dia 17, terá lugar o espectáculo Tributo aos Beatles e, dia 18, realizar-se-á o tradicional Festival de Folclore.

"Procuramos ir ao encontro de todos os gostos", disse o presidente da Câmara que, em tempo de crise, tentou reduzir os custos com a organização do certame, procurando, ao mesmo tempo, atrair mais pessoas à Alpiagra.

Durante a feira, haverá um conjunto de colóquios sobre os seguintes temas: "Valor do Paul da Goucha", " O Museu dos Patudos faz 50 anos", "As Abandonadas" - este último sobre uma obra patente na Casa Museu, "Astronomia", "Agricultura Biológica - Da produção ao Prato", entre outros.

A Agricultura Biológica será uma forte aposta desta edição que dedicará, também, um espaço à astronomia, onde o público poderá informar-se e proceder à observação dos astros. O pavilhão mais antigo da feira será reservado ao artesanato, juntamente com a doçaria. No mesmo espaço, os visitantes poderão observar uma exposição dedicada ao centenário da Implantação da República, na qual a memória de José Relvas ocupará lugar de destaque.

No que respeita a actividades desportivas, a Alpiagra 2010 compreenderá o XII Grande Prémio Piscatório das Vindimas que se realiza na Albufeira dos Patudos; Torneio de Petanca; Torneio de Ténis; Hipismo, Prova de Dressage P1, P3 e E1 e Prova de Cicloturismo Lisboa – Alpiarça, entre outras.


in: www.correiodoribatejo.com

sábado, 4 de setembro de 2010

PARABÉNS CONSTÂNCIA!!!!!


Muitas Felicidades!!!! Beijinhos



quinta-feira, 2 de setembro de 2010