sábado, 30 de outubro de 2010

Oleiros - IV Semana do Medronho e da Castanha

Oleiros vai receber de 30 de Outubro a 7 de Novembro, mais uma edição de um certame que evoca a época da castanha e do medronho.

A iniciativa, organizada pela Câmara de Oleiros, tem como objectivo promover e valorizar dois dos mais importantes recursos endógenos daquele concelho beirão.

De acordo com a autarquia, a edição deste ano visa «consolidar e afirmar novas fileiras, unindo esforços e envolvendo diversos agentes na atracção de pessoas, ao mesmo tempo que se combate a sazonalidade verificada ao nível de fluxos turísticos».

Estará patente uma mostra gastronómica dedicada a estes dois produtos locais (no último fim-de-semana de Outubro e no primeiro fim-de-semana de Novembro) e que conta com vários restaurantes aderentes.

Haverá também a Rota da Castanha, que se realiza a 31 de Outubro, e a Rota do Medronho, a 7 de Novembro, que ocorre em parceria entre a Câmara Municipal de Oleiros e a Associação Pinhal Total.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Greves em França





quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Dueto

O homem do trompete é sócio do S.L.B. O cantor é sócio do F.C.P.

Vejam como é possível, apesar das divergências clubísticas, fazerem um dueto respeitoso e em perfeita harmonia!

Assim é que devia ser sempre, com todos os adeptos a conviver sem ódios mesquinhos...

Um exemplo a seguir!



video

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Abrantes - 9ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional

Gosta da famosa Palha de Abrantes? Então saiba que a maior Palha de Abrantes do País vai ser confeccionada ao vivo na abertura da 9ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional de Abrantes, onde não faltarão igualmente os doces, as compotas e licores provenientes de Norte a Sul do País.

Este evento, organizado pela TAGUS - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior em parceria com a Câmara Municipal de Abrantes, será realizado entre 29 de Outubro e 1 de Novembro, no Centro Histórico da cidade.

A inaguração deste evento contará com o premiado doceiro Manuel Correia, que preparará aquele que será o doce tradicional abrantino feito no maior formato já visto.

Não perca ainda a exposição sobre a doçaria tradicional e conventual com os utensílios utilizados na sua confecção, que funcionará na Assembleia de Abrantes durante os dias do certame.
Traga a família e passem momentos animados!


Mas as novidades da 9ª Feira de Doçaria Tradicional não ficam por aqui, na manhã sábado, dia 30 de Outubro, o certame traz um mercado de doces tradicionais ao Centro Histórico, que terá o intuito de "tentar descobrir os doces que se perderam ou caíram no esquecimento nos lugares de Abrantes, contando para isso com o apoio das associações e dos grupos etnográficos do concelho".

A tarde de 30 de Outubro é marcada por um programa dirigido às crianças, que conta com uma sessão de contos infantis, dinamizado pelo contador de histórias. "Faz & Conta", na sua caravana, recorre a ferramentas do teatro e da música para atrair a atenção dos mais pequenos. "Tosta-Mista, o Malabarista" promete também animar os pequenos visitantes, logo a seguir à actuação do ATL "O Pequeno Lavrador".

As noites de 29, 30 e 31 de Outubro serão dedicadas aos mais crescidos, com música para todos os gostos, animadas por grupos que trazem desde jazz, bossanova, e até mesmo música tradicional portuguesa à antiga Rodoviária de Abrantes. Durante estes quatro dias de certame, haverá também duas exposições: uma mostra sobre a doçaria tradicional e conventual, com os utensílios utilizados na sua confecção, que funcionará na Assembleia de Abrantes; e a exposição do Palhinhas.

O desafio lançado pela TAGUS ao pré-escolar e às escolas do 1ºciclo do Ensino Básico é de criar um conto sobre as aventuras da figura de Banda Desenhada, que personifica o doce Palha de Abrantes, tendo como cenário um local emblemático do concelho. Esta edição da Feira de Doçaria Tradicional estende-se até ao "dia dos bolinhos", 1 de Novembro, reforçando a sua ligação a esta tradição das crianças pedirem bolos e doces de porta-a-porta. A Feira de Doçaria Tradicional traz, novamente, a Abrantes doces, compotas e licores provenientes de Norte a Sul do País, tendo como uma das novidades deste ano os rebuçados de Portalegre. O certame junta ainda animação para diversos públicos, o que torna este evento ideal para encontrar os amigos e reunir a família.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Avanca - Festival da Broa

Decorre até 7 de Novembro a GASTROBROA, o IV Festival Gastronómico da Broa d'Avanca 2010.

A iniciativa tem como objectivo a promoção da broa produzida em Avanca, freguesia de Estarreja, dinamizando, de acordo com a autarquia local o património gastronómico e cultural da região.

O artesanato estará entre os pontos de atracção de um evento que conta com a adesão de vários restaurantes da região.

Um certame que, contando com a parceria da autarquia local, é organizado pela Confraria da Broa d’Avanca que faz do lema «Tudo pelo milho, tudo pelo trigo, tudo pela broa», a sua acção.

Recorde-se que a broa envolve, para além de um património cultural, desde as sementeiras, às colheitas do milho e às desfolhadas, um património arquitectónico respeitante aos moinhos e utensílios de fabrico do produto.

domingo, 24 de outubro de 2010

PSV goleou Feyenoord por 10-0!!!!

O PSV Eindhoven cilindrou este domingo o Feyenoord por impensáveis 10-0(!), em jogo da Liga holandesa disputado no Phillips Stadium. Ao intervalo, o resultado encontrava-se ainda em 2-0. O brasileiro Jonathan Reis foi um dos protagonistas da partida, com um hat-trick. Afellay, Toivonen, Lens (2), Dzsudzsak (2) e Engelaar anotaram os restantes tentos.

Para o Feyenoord, que se encontra a realizar uma péssima temporada, ocupando os últimos lugares da classificação, esta foi mesmo a pior derrota da história do clube. O registo anterior datava de 1983, quando o clube perdeu por 8-3 frente ao Ajax.

De registar que os actuais líderes beneficiaram ainda da expulsão de Leerdam aos 34', para arrancar para uma 2.ª parte em grande estilo.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Seminário Ordem do Templo e Templarismos

Dias 23 e 24 de Outubro
Será um fim de semana de reflexão desinibida sobre a herança templária, consoante o seguinte alinhamento:

Ordem do Templo - as origens; ordenação canónica e jurídica (Regra e Estatutos); história institucional; segredos e enigmas;

Templarismos - posteridade legítima (Ordem de Cristo = Ordem Templária de Portugal); usurpações e usurpadores (da tradição maçónica à Nova Era);

Tomar à luz do paradigma hierosolimitano - cartografia do lugar santo, como pólo ontofânico e ontogénico;

Visita à cidade, ao Convento de Cristo e ao Castelo de Almourol.

Documentos a distribuir para análise e reflexão: Regra, Bula de instituição da Ordem de Cristo, Cartulários do Processo contra os Templários, Livros de Cavalaria nacionais, Lusitânia Transformada, etc.

PROGRAMA

SÁB 23/10
10.30 Ponto de Encontro Praça da República
Roteiro Centro Histórico: igreja S. João Baptista, Sinagoga, Moinhos de El-Rei, igreja St Maria do Olival
Almoço na Estalagem de Santa Iria no Mouchão
14.30 Sessão de estudo e reflexão: Ordem do Templo e Templarismos (ver programa detalhado)
Porto de Honra no Posto de Turismo
20:30 Jantar Convento de Cristo, seguido de Tertúlia.

DOM 24/10
10.30 Visita Guiada ao Convento de Cristo
Almoço
15.00 Percurso de Tancos até Almourol (em barco da junta de freguesia reservado para o efeito), seguida de visita guiada ao castelo.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Barraquinhas assaltadas na Feira de Santa Iria

Na noite de segunda para terça-feira três barraquinhas da Feira de Santa Iria, junto ao tribunal de Tomar, foram assaltadas.
Um dos alvos foi a barraquinha da Casa do Benfica de Tomar de onde desapareceram uma camisola, seis cachecóis e dois chapéus, prejuízo avaliado em cerca de 100 euros.
De outras duas barraquinhas também desapareceram alguns produtos, nomeadamente bolos.
A feira é vigiada mas, segundo a organização, não é possível garantir a presença de seguranças em todos os espaços.
A PSP tomou conta da ocorrência.

http://www.otemplario.pt/ultimahora/noticia/?id=4725

Liga Europa - Vocalista do Iron Maiden pilota avião do Liverpool na viagem para a Itália

O Liverpool chegou ontem a Itália para jogar hoje com o Napoli para a Liga Europa pelas mãos de um músico famoso:
Bruce Dickinson, vocalista do grupo britânico Iron Maiden e piloto de aviação.

Segundo o jornal "Daily Mail", a assessoria dos Reds confirmou que o avião da companhia Astraeus foi pilotado por Dickinson, que trabalha para a empresa. O voo saiu do aeroporto John Lennon, em Liverpool.

As principais estrelas da equipa treinada por Roy Hodgson não estavam no avião: Gerrard e Fernando Torres foram poupados e não viajaram para o confronto com o Napoli.


sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Santarém - Festival Nacional de Gastronomia celebra 30 anos

O Festival Nacional de Gastronomia, que decorre em Santarém de 16 de Outubro a 1 de Novembro, assinala em 2010 os 30 anos de existência. Um evento que reivindica para si o mérito da projecção da gastronomia portuguesa.

O Festival Nacional de Gastronomia começa este ano com um almoço evocativo do centenário da República, confeccionado pelas Equipas Olímpicas de Culinária e servido pelo Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, com animação pelo grupo de teatro e coro do Círculo Cultural Scalabitano.

Rosa do Céu destacou a aposta este ano não só num programa de animação mais intenso como na promoção da gastronomia nacional junto do mercado espanhol, estando prevista uma acção promocional do festival no Norte de Espanha.

A Galiza foi a região espanhola convidada para estar presente, com um almoço que será preparado pelo restaurante «O Marineiro» e que terá um «menu especial» designado «Xacobeo 2010».

Além da presença da Galiza, cujo dia (30 de Outubro) será animado pelo grupo de música e dança Vilagarcia de Arousa, o festival tem este ano São Tomé e Príncipe como país africano de língua oficial portuguesa convidado.

O festival vai ainda assinalar, dia 25 de Outubro, a passagem do décimo aniversário da elevação da gastronomia a Património Cultural, tendo convidado os que estiveram na base dessa classificação e os que têm contribuído para a promoção da gastronomia nacional, disse Rosa do Céu.

Depois de uma sessão solene, será servido um almoço de apresentação das cozinhas regionais portuguesas, estando prevista uma demonstração da confecção da sopa de pedra e degustação de pratos tradicionais portugueses.

No âmbito de um protocolo assinado com as Equipas Olímpicas de Culinária, nos dias 16, 17, 23 e 24 de Outubro decorre o «Pódio Olímpico» com a apresentação de pratos que têm vindo a ser premiados em diversos concursos nacionais e internacionais, adiantou.

O festival, cujo custo de entrada é este ano de 2,5 euros (2 euros nos dias 18 e 19), mantém o figurino habitual, com as regiões a apresentarem a sua gastronomia num almoço típico no Salão da Casa do Campino e as tasquinhas a servirem os petiscos regionais nas antigas cavalariças.

O artesanato das diversas regiões portuguesas, a doçaria, os queijos e enchidos e os vinhos voltam igualmente a estar presentes no Festival Nacional de Gastronomia.

Almoços regionais e tasquinhas

O Salão Nobre da Casa do Campino acolhe os almoços regionais, que este ano vão estar representados pelas seguintes Entidades Regionais de Turismo:

16 de Outubro – Entidade de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo

Almoço confeccionado pelas Equipas Olímpicas de Culinária

17 de Outubro – Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal _ Dia de Trás os Montes

Almoço confeccionado pelo Restaurante “Dom Roberto” de Gimonte, Bragança

20 de Outubro – Entidade de Turismo do Oeste

21 de Outubro – Entidade de Turismo da Serra da Estrela

22 de Outubro – Almoço Confeccionado pelas Escolas de Hotelaria

23 de Outubro – Região de Turismo dos Açores

Almoço confeccionado pelo Restaurante “José do Rego”

26 de Outubro – Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal

Almoço confeccionado pelo Restaurante “Foz Velha”

27 de Outubro – Entidade de Turismo Centro de Portugal

Almoço confeccionado pelo Restaurante “Papa Figos”

28 de Outubro – Entidade de Turismo do Alentejo

Almoço confeccionado pelo Restaurante “São Rosas” de Estremoz

29 de Outubro – Entidade de Turismo Norte de Portugal - Minho

Almoço confeccionado pelo Restaurante “O Augusto”

01 de Novembro – Entidade de Turismo do Algarve

Almoço confeccionado pelo Restaurante “Eira do Mel”, Vila do Bispo


Estão representados nas Cavalariças 1 e 4 os restaurantes “Cortiço” de Viseu, “O Porquinho” de Coimbra, “Tasca Rasca” de Faro, “O Costa” de Vila Real, “O Académico” de Bragança, “O Palhinhas” de Rio Maior, “O Flor” de Gouveia, “Estelas” de Peniche, “Lampião” de Évora, “O Torres” de Vila Verde.

No Pavilhão do Futuro, os visitantes podem degustar diversas especialidades da doçaria nacional, entre as quais os Pampilhos, Celestes e Arrepiados da Pastelaria Bijou em Santarém.


in http://networkedblogs.com/8xgsz?a=share&ref=nf

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Feira de Santa Iria - Tomar



Artistas do 21º Aniversário da Rádio Cidade Tomar, a decorrer entre 15 e 23 de Outubro

Programa por dias:

Sexta-feira, dia15 de Outubro
Chave D’ouro

Sábado, dia 16 de Outubro
Coração Português com José Alberto Reis, Pedro Camilo, Romana e Mónica Sintra
Tuna Cavaleiras de Sellium
Afriklave – Danças Latino-Americanas
Lucky Duckies

Quarta-Feira, 20 de Outubro
Nunos e Nunettes
Canta Brasil
Os Campaniços
Tuna Templária
Edy Lemos
Miguel e André

Sexta-Feira dia 22 de Outubro
Quim Barreiros
Grupo de Concertinas do Centro Cultural da Barrenta

Sábado 23 de Outubro
Suite
Léo e Leandro
Minhotos Marotos

sábado, 9 de outubro de 2010

Hungria - Derrame de lama tóxica







O derrame tóxico de alumínio ocorreu em Ajka, Veszprém, Hungria no passado dia 4 de outubro, após o rebentamento de um dique que libertou cerca de um milhão de metros cúbicos de resíduos tóxicos, denominado "barro vermelho", na fábrica de alumínio de Ajkai Timföldgyár.
O lodo alcançou entre 1 e 2 metros de altura inundando as localidades mais próximas, em especial Kolontár e Devecser.
Contabilizaram-se nos primeiros dias quatro mortos e 123 feridos.Cerca de 40 km2 de terrenos foram contaminados e a contaminação atingiu afluentes do Danúbio.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Grande Noite de Fados

O grande Fadista e intérprete de Guitarra Portuguesa CARLOS MACEDO e o grande Viola CAJÉ estão de visita a Tomar e irão nos proporcionar uma noite unica no Restaurante Calça Perra.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Remédios contra impotência podem causar surdez

A FDA (agência norte-americana que regula produtos alimentícios e farmacêuticos) lançou novas advertências a respeito de um possível risco de surdez súbita vinculado ao Viagra e a tratamentos similares contra a impotência sexual.

Os medicamentos Cialis e Levitra, também utilizados para impotência, devem modificar suas embalagens para alertar sobre este risco. O Revatio, remédio para tratamento da hipertensão pulmonar que contém as mesmas substâncias do Viagra, também foi incluído na lista da FDA.

Apesar de nenhuma causa ter sido ainda especificada para justificar a surdez, o forte vínculo observado entre a utilização destes medicamentos e uma súbita perda de audição em 29 casos nos Estados Unidos desde 1996 é o motivo alegado para a advertência, informou o órgão, em um comunicado divulgado.

"Dado que a surdez é geralmente atribuída ao envelhecimento, muitos pacientes talvez não tenham considerado a hipótese de abordar o problema com o seu médico", acredita a médica Janet Woodcock, funcionária da FDA.

Os 29 casos observados mostram uma perda de audição num dos ouvidos. Num terço dos pacientes, a surdez foi temporária.

A FDA pede aos consumidores destes medicamentos que tenham sofrido uma súbita perda de audição que comuniquem o caso a seu médico e abandonem o tratamento...

PS: Ou não!!