quinta-feira, 13 de maio de 2010

VI Feira dos Grelos - Carapelhos (Mira)

Grelos mostram-se e podem ser saboreados, na VI edição da Feira dos Grelos organizada pela Confraria Gastronómica Nabos e Companhia, nos próximos dias 21, 22 e 23 de Maio.

Carapelhos, freguesia do concelho de Mira, onde 90% da população vive da plantação e comercialização dos famosos grelos da Gândara, é o local onde nasceu a Confraria que tem vindo a promover este e outros produtos como os nabos e as nabiças.

Agora, depois de cinco edições na sede do município, Mira, a Feira dos Grelos realiza-se no local onde se podem observar os “campos de verde e amarelo” como diz a letra do hino da Confraria.

Claro que a gastronomia será a rainha da festa com a apresentação de um novo prato criado pela Confraria. Trata-se do Pregado da Praia com Grelos da Gândara, mas não faltarão outras propostas como a tradicional punheta (de bacalhau, claro) com grelo à vista, o galo ao grelo e as deliciosas sardinhas na telha, entre outras propostas.

Logo na noite de sexta as desgarradas minhotas ao som da concertina marcam presença com o “mestre” Canário, com outros grupos, de vários estilos, nos dias seguintes.

Naturalmente que a venda de grelos fresquinhos e outros produtos regionais constituem um dos principais motivos de visita a esta acolhedora localidade do centro do país.


Sobre a Confraria Nabos e Companhia:

Carapelhos é uma das quatro freguesias do concelho de Mira, localizado no centro litoral de Portugal.

Ali vive um povo que, qual aldeia gaulesa de Astérix, resiste e permite a outros que resistam, à “comida de plástico” que teimam em querer impingir-nos.

Cerca de 80% da população desta aldeia bem portuguesa planta, colhe e comercializa, nabos, nabiças, mas sobretudo, saborosíssimos grelos de nabo das terras daquela região conhecida por Gândara. Produtos da nossa tradição gastronómica e de fundamental importância para o equilíbrio alimentar.

Diariamente, logo pela manhã, os pequenos proprietários dão início à tarefa de colher os grelos que, atados em molhos e regados com a água do poço, são depois recolhidos nas dezenas de pequenas propriedades da zona com destino aos principais mercados do país e, duas vezes por semana, para a Europa onde fazem as delícias dos nossos emigrantes e não só.

Na assumida tarefa de contribuir para autenticar a ruralidade, homenagear a genuinidade das suas gentes e promover os produtos da terra, foi criada a 1 de Janeiro de 2000,a Confraria Nabos e Companhia que é, sem sombra de dúvida, uma das mais genuínas das que actualmente existem em Portugal.

Nenhum comentário: