quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

29 de Fevereiro - Porquê?

Porque a Terra gira sobre si mesma durante apenas 23 horas, 56 minutos e 4 segundos... assim é necessário corrigir a diferença entre o calendário convencional Gregoriano de 365 dias e o tempo que a Terra demora a dar a volta ao Sol.
Por isso de quatro em quatro anos, as seis horas extra de cada ano compõem um dia que é adicionado ao final de Fevereiro. Temos então que nos anos bissextos Fevereiro tem 29 dias em vez dos habituais 28.

Curiosidades:

Se pensa que o ano é bissexto porque tem dois números 6 na quantidade de dias (366), você está errado...

No antigo calendário romano, os dias tinham nomes com base no ciclo lunar e um mês dividia-se em três secções separadas por três dias fixos: Calendas (lua nova), Nonas (quarto-crescente) e Idus (lua cheia). Os dias eram designados por números ordinais contados em ordem retrógrada em relação ao dia fixo subsequente, algo como o costume que temos ao dizer "14H:45" como sendo: “um quarto para as três”.

Ao fazer a introdução de mais um dia no ano, Julio César escolheu o mês de Fevereiro, e dentro deste mês escolheu por “fazer um bis” ou “duplicar” o dia 24, chamando-o de “antediem bis-sextum Calendas Martii”. Daí surgiu o nome bissexto...

Uma das mais fortes tradições relacionadas com o 29 de Fevereiro, vem da Irlanda onde no Séc. V Sta. Brígida queixou-se ao St. Patrick porque as mulheres tinham que esperar demasiado tempo para os homens as pedirem em casamento. Para remediar a situação, St. Patrick resolveu que no dia 29 de Fevereiro os costumes seriam invertidos sendo as mulheres a pedir aos homens em casamento...

Em 1258 aEscócia foi ainda mais longe estabelecendo que qualquer homem que recusasse o pedido de casamento de uma mulher teria que pagar uma multa que poderia variar entre um beijo, um vestido ou umas luvas.

A civilização Maia já no seu tempo, com conhecimentos profundos de astronomia, tinham um calendário composto de 13 luas de 28 dias e um dia extra chamado “dia fora do tempo”.

O Calendário Chinês é lunissolar que significa que se baseia tanto nos ciclos lunares como no sol. É formado por doze luas e cada segundo ou terceiro ano é adicionado um mês bissexto.

O calendário islâmico é lunar, mas não se adiciona o mês bissexto para equilibrar a discrepância com o calendário solar, porque o Alcorão proíbe a existência de um décimo terceiro mês.

in: http://consultoriodeastrologia.blogs.sapo.pt/

2 comentários:

Maria disse...

O que eu gostava de ter nascido a 29 de Fevereiro! Fazer anos de 4 em 4 anos, dava-me a bela idade de; 16 anos e 7 meses. Tão jovensinha!
Assim, aguento-me com os 67 aninhos.
Estou farta de ser sexagenária.
Maria

Anônimo disse...

; )