terça-feira, 7 de setembro de 2010

"Alpiagra" abre portas dia 11 de Setembro

A Alpiagra 2010 - XXVIII Feira Agrícola e Comercial de Alpiarça abre portas no próximo dia 11, apresentando mudanças na organização do espaço, entre outras novidades. O Salão Automóvel abandona a nave desportiva e nesta ficará instalado o Pavilhão de Actividades Económicas. O certame que se prolonga até 19 de Setembro, decorrerá em estreita colaboração com o movimento associativo, tal como aconteceu na primeira edição da Alpiagra, realizada em 1982, segundo disse o presidente da Câmara, Mário Pereira, na conferência de imprensa de apresentação da Alpiagra 2010.

Teatro pedagógico, prova de vinhos, passeio de carros antigos, passeio de vespas, prova de orientação – escuteiros, visitas temáticas e animação com bandas e grupos musicais do concelho são algumas das iniciativas contempladas no programa.

Vitorino é o nome mais sonante do cartaz de espectáculos. O cantor subirá ao palco dia 19 de Setembro, para o concerto de encerramento da Alpiagra. Haverá, também, Revista à Portuguesa - "É só Rir", com Octávio de Matos, Natalina José e companhia, no dia da inauguração da feira, 11 de Setembro. Casimira Alves actuará na noite de fados, dia 12, e dia 16, o público jovem poderá contar com o som da banda portuguesa de punk rock Tara Perdida. Dia 17, terá lugar o espectáculo Tributo aos Beatles e, dia 18, realizar-se-á o tradicional Festival de Folclore.

"Procuramos ir ao encontro de todos os gostos", disse o presidente da Câmara que, em tempo de crise, tentou reduzir os custos com a organização do certame, procurando, ao mesmo tempo, atrair mais pessoas à Alpiagra.

Durante a feira, haverá um conjunto de colóquios sobre os seguintes temas: "Valor do Paul da Goucha", " O Museu dos Patudos faz 50 anos", "As Abandonadas" - este último sobre uma obra patente na Casa Museu, "Astronomia", "Agricultura Biológica - Da produção ao Prato", entre outros.

A Agricultura Biológica será uma forte aposta desta edição que dedicará, também, um espaço à astronomia, onde o público poderá informar-se e proceder à observação dos astros. O pavilhão mais antigo da feira será reservado ao artesanato, juntamente com a doçaria. No mesmo espaço, os visitantes poderão observar uma exposição dedicada ao centenário da Implantação da República, na qual a memória de José Relvas ocupará lugar de destaque.

No que respeita a actividades desportivas, a Alpiagra 2010 compreenderá o XII Grande Prémio Piscatório das Vindimas que se realiza na Albufeira dos Patudos; Torneio de Petanca; Torneio de Ténis; Hipismo, Prova de Dressage P1, P3 e E1 e Prova de Cicloturismo Lisboa – Alpiarça, entre outras.


in: www.correiodoribatejo.com

Nenhum comentário: