segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Alvaiázere - VIII Festival Gastronómico do Chícharo

De 1 a 3 de Outubro, a vila de Alvaiázere, no distrito de Leiria, recebe mais uma mostra em torno do chícharo, também conhecido por «xíxaras».

Para além das várias formas de degustar o chícharo (leguminosa muito rica em proteínas, hidratos de carbono e sais minerais, cultivada desde épocas remotas como planta forrageira ou como legume comestível) este certame conta também com um mercado de produtos regionais, mostra de artesanato e exposições, entre outras actividades.

Pelo oitavo ano, Alvaiázere, capital do Chícharo, evoca a cultura de um produto que é semeado de forma intercalar entre oliveiras, figueiras e outras árvores de produção, aparecendo também associada com o cultivo do grão-de-bico.

Para os que não conhecem, o chícharo antes de se consumir deve ser demolhado e pode ser utilizado de diferentes formas, como por exemplo em puré, ou como acompanhamento de carnes, enchidos e peixes.

Em Alvaiázere é normalmente acompanhado com azeite, couves e broa e tem na sopa de chícharo, migas de chícharo ou doce de chícharo os principais pratos característicos da gastronomia de Alvaiázere, confeccionados à base desta pequena leguminosa.

O evento é organizado pela Câmara Municipal de Alvaiázere.

E-mail: geral@cm-alvaiazere.pt

Nenhum comentário: