sexta-feira, 5 de março de 2010

Sexo era isco para roubo - Arguidas estão acusadas de 32 crimes

Duas mulheres que respondiam a anúncios de homens solitários e depois os drogavam e roubavam vão responder no Tribunal de Faro pela autoria de 32 crimes.

São acusadas de roubo (dez crimes), burla (2), omissão de auxílio (8), falsificação (2), furto (5) e burla informática (5). Dois irmãos de uma delas, que as acompanhavam por vezes e conheciam o esquema, são também arguidos no processo.

De acordo com a Acusação do Ministério Público (MP), Ana C., de 35 anos, e Francelina R., de 46, de Celorico de Basto, que viviam com dificuldades (ver apoios), decidiram, em fins de 2008, aproveitar-se de homens "com alguma idade, incapacidade ou susceptíveis devido à sua solidão".

Uma vez estabelecido o contacto com as vítimas, através de anúncios que estas colocavam na imprensa, as duas mulheres, que usavam nomes falsos, davam-lhes comida e bebida, a que adicionavam ‘Serenal 50’. O medicamento, à base de benzodiazepinas, provoca "sonolência, diminuição dos reflexos, coma e morte", refere o MP.

No processo são descritas situações envolvendo dez vítimas, de Norte ao Sul do País – Vila Real (um paraplégico), Leiria, Cascais, Évora, Beja e Algarve, região onde ocorreu a maior parte dos crimes.

Uma das situações mais graves relatadas no processo envolve um homem de 69 anos, que se encontrou com as arguidas em Armação de Pêra. Uma vez drogado, as mulheres roubaram-lhe os documentos, entre os quais um cartão de crédito, telemóvel e chaves da casa, em Albufeira. Aqui furtaram dinheiro, ouro e outros objectos, no valor de 33 400 euros.

A vítima foi encontrada na tarde do dia seguinte. Estava ensanguentada, com escoriações, vestígios de vómito, desorientada, sem forças e falta de equilíbrio.

MAIS DADOS

PRISÃO PREVENTIVA

Ana C. e Francelina R. encontram-se em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Odemira. Foram detidas pela GNR de Faro em fins de Agosto do ano passado.

QUEIXA

Foi a queixa de uma das vítimas, de S. Brás de Alportel, que lançou a GNR na pista das duas mulheres. Foram surpreendidas na sua casa, em Celorico de Basto, com objectos roubados às vítimas.

DINHEIRO FÁCIL

O esquema montado pelas duas mulheres visava obter dinheiro fácil. Até ali, viviam ambas da reduzida pensão mensal de uma delas, no valor de 243 euros, refere a Acusação.

In: Correio da Manhã

Nenhum comentário: