quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Abrantes - 9ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional

Gosta da famosa Palha de Abrantes? Então saiba que a maior Palha de Abrantes do País vai ser confeccionada ao vivo na abertura da 9ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional de Abrantes, onde não faltarão igualmente os doces, as compotas e licores provenientes de Norte a Sul do País.

Este evento, organizado pela TAGUS - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior em parceria com a Câmara Municipal de Abrantes, será realizado entre 29 de Outubro e 1 de Novembro, no Centro Histórico da cidade.

A inaguração deste evento contará com o premiado doceiro Manuel Correia, que preparará aquele que será o doce tradicional abrantino feito no maior formato já visto.

Não perca ainda a exposição sobre a doçaria tradicional e conventual com os utensílios utilizados na sua confecção, que funcionará na Assembleia de Abrantes durante os dias do certame.
Traga a família e passem momentos animados!


Mas as novidades da 9ª Feira de Doçaria Tradicional não ficam por aqui, na manhã sábado, dia 30 de Outubro, o certame traz um mercado de doces tradicionais ao Centro Histórico, que terá o intuito de "tentar descobrir os doces que se perderam ou caíram no esquecimento nos lugares de Abrantes, contando para isso com o apoio das associações e dos grupos etnográficos do concelho".

A tarde de 30 de Outubro é marcada por um programa dirigido às crianças, que conta com uma sessão de contos infantis, dinamizado pelo contador de histórias. "Faz & Conta", na sua caravana, recorre a ferramentas do teatro e da música para atrair a atenção dos mais pequenos. "Tosta-Mista, o Malabarista" promete também animar os pequenos visitantes, logo a seguir à actuação do ATL "O Pequeno Lavrador".

As noites de 29, 30 e 31 de Outubro serão dedicadas aos mais crescidos, com música para todos os gostos, animadas por grupos que trazem desde jazz, bossanova, e até mesmo música tradicional portuguesa à antiga Rodoviária de Abrantes. Durante estes quatro dias de certame, haverá também duas exposições: uma mostra sobre a doçaria tradicional e conventual, com os utensílios utilizados na sua confecção, que funcionará na Assembleia de Abrantes; e a exposição do Palhinhas.

O desafio lançado pela TAGUS ao pré-escolar e às escolas do 1ºciclo do Ensino Básico é de criar um conto sobre as aventuras da figura de Banda Desenhada, que personifica o doce Palha de Abrantes, tendo como cenário um local emblemático do concelho. Esta edição da Feira de Doçaria Tradicional estende-se até ao "dia dos bolinhos", 1 de Novembro, reforçando a sua ligação a esta tradição das crianças pedirem bolos e doces de porta-a-porta. A Feira de Doçaria Tradicional traz, novamente, a Abrantes doces, compotas e licores provenientes de Norte a Sul do País, tendo como uma das novidades deste ano os rebuçados de Portalegre. O certame junta ainda animação para diversos públicos, o que torna este evento ideal para encontrar os amigos e reunir a família.

Nenhum comentário: