segunda-feira, 18 de julho de 2011

O QUE SÃO AGÊNCIAS DE RATING? (recebido por email)

Todos os dias o Miguel, filho do dono da mercearia, rouba pastilhas elásticas ao pai para as vender na escola aos colegas.
Os colegas (cujos pais só lhes dão dinheiro para uma pastilha) não resistem e começam a consumir em média cinco pastilhas diárias, pagando uma e ficando a dever quatro.
Até que um dia já todos devem bastante dinheiro ao Miguel, por isso
ele conversa com o "Cabeças" (alcunha do matulão lá escola, um gajo que já chumbou quatro vezes) e nomeia-o a sua agência de rating. Basicamente, cada vez que um miúdo quer ficar a dever mais uma pastilha ao Miguel, é o "Cabeças" que dá o aval, classificando a capacidade financeira de cada um dos putos com "A+", "A", "A-", "B"... e por aí fora.

A Ritinha já está com uma dívida muito grande e um peso na consciência ainda maior, por isso acaba por confessar aos pais que tem consumido mais pastilhas do que devia... Os pais ao perceberem que a Ritinha está endividada, estabelecem um plano de ajuda para que ela possa saldar a sua dívida, aumentando-lhe a semanada mas obrigando-a a prometer que não gasta mais enquanto não pagar a dívida contraída!

O "Cabeças" quando descobre isto, desce imediatamente o rating da Ritinha junto do Miguel que, por sua vez, passa a vender-lhe cada pastilha pelo dobro do preço! A Ritinha prolonga o pagamento da sua dívida e o Miguel divide o lucro daí obtido com o "Cabeças" que, como é o mais forte, é respeitado por todos...


"Eduquemos as crianças, e não será necessário castigar os homens!" (Pitágoras)

Um comentário:

Manuel disse...

Criticar as Agências de Rating, ou pedindo para que elas acabem, é como aqueles doentes que, avisados pelo seu médico para deixar de fumar pois está quase a morrer, muda de médico!