quarta-feira, 22 de abril de 2009

Droga ou alimento?

Não será nem um nem outro! Não se encaixa no verdadeiro conceito de alimento porque não é propriamente um dos alimentos mais satisfatórios quando estamos com fome. Poderá ser capaz de provocar alguma sensação de saciedade, mas não por muito tempo.

São conhecidos os efeitos fisiológicos deste “amigo de todas as horas” que consola e apoia nos momentos mais complicados. Estão provadas as semelhanças entre o chocolate e a canabis; tal como ela, também o chocolate suscita momentos de maior sensibilidade e euforia, activando (no cérebro) certos receptores canabinoides!

Uma substância à partida inofensiva mas que tem mantido o seu estatuto bem elevado ao longo dos tempos.

Só muito recentemente alguns cientistas começaram a por em causa o efeito dessa divina substância no organismo; chegam mesmo a usar a designação “chocoholism” para expressar a incapacidade de renunciar ao chocolate. Muitas pessoas comem e abusam do chocolate em segredo, da mesma forma que outros abusam no consumo de álcool e outras drogas. As suas características orosensoriais, como o sabor, o cheiro e a textura, são a principal explicação para esses consumos vorazes de chocolate.

Além disso, a temperatura a que o chocolate funde é aproximadamente 37º C, a mesma do nosso corpo; por isso é que quando o metemos na boca ele derrete lentamente, provocando uma enorme sensação de prazer!

Nenhum comentário: