quinta-feira, 30 de abril de 2009

Joaquim Agostinho - 25 anos

Faz hoje 25 anos que um cão roubou ao pelotão o melhor ciclista português de todos os tempos, Joaquim Agostinho.

Na manhã do dia 30 de Abril de 1984, o pelotão da 10ª Volta ao Algarve entrava na Avenida Infante de Sagres, Quarteira, para a discussão da quinta etapa da prova. Dois cães atravessaram-se no caminho do pelotão e Joaquim Agostinho, com a camisola amarela vestida, caiu, embatendo com a cabeça no solo. A tenacidade e a teimosia do corredor levaram-no a cortar a meta, amparado por um colega.

Só à hora de almoço, Joaquim Agostinho acedeu a ser visto num hospital. Foi transportado para o hospital de Loulé, onde a máquina de radiografias não estava operacional. Transferido para Faro, foi-lhe ali detectada a fractura com afundamento do osso parietal direito. Sem serviços clínicos aptos para tratarem o campeão das duas rodas em Faro, tratou-se da transferência de Agostinho para Lisboa. A viagem de helicóptero necessitava de tanta burocracia, que a opção recaiu numa viagem de ambulância para a capital.

Joaquim Agostinho esteve internado, em coma, durante dez dias. O óbito seria declarado às 9h37 do dia 10 de Maio. O país, comovido com a pouca sorte do seu herói, fez-se representar no funeral, onde uma multidão emocionada se despediu de Agostinho.

Nenhum comentário: