terça-feira, 28 de abril de 2009

Lisa Ekdahl

Lisa Ekdahl é um dos nomes da nova geração de cantoras que se movem com igual à vontade nas áreas da pop e do jazz. Frequentemente comparada a cantoras como Norah Jones, Diana Krall, Stacey Kent ou Jane Monheit, conta com dez álbuns.


Em 1990, Lisa Ekdahl começou a cantar jazz com o trio do pianista Peter Nordahl. Com 23 anos, compositora e letrista das próprias canções, lançou o álbum de estreia, homónimo, que a catapultou para a fama no país natal, atingindo a quádrupla platina ao fim de alguns meses.


A sua voz conquistou milhares de admiradores por toda a Europa, especialmente a partir das gravações do repertório "standard" norte-americano com o trio de Peter Nordahl, no disco "When Did You Leave Heaven".

Mais tarde, gravou dois discos de pop: "Med Kroppen Mot Jorden" e "Borton Det Bla", em 1996 e 1997, respectivamente.


Em 1998, o álbum "Back to Earth", de "standards" do jazz, o segundo gravado em Inglês, consagrou-a. Exemplo disso é o facto de a coreógrafa alemã Pina Bausch ter escolhido algumas das suas canções para integrar o alinhamento dos espectáculos que deu recentemente em Lisboa.


Mais recentemente, Lisa Ekdahl regressou às criações originais, destacando-se o trabalho com o "songwriter" e guitarrista Salvadore Poe. As sonoridades pop com influência da bossa nova são, agora, a prioridade.


http://www.lastfm.com.br/music/Lisa+Ekdahl/Sings+Salvadore+Poe


Nenhum comentário: