
Chefiados pelo Dr. Alfredo Duarte Rodrigues, os portugueses ficaram alojados no Hotel Avenida e “os botafoguenses dispensaram-lhes as maiores homenagens, promovendo um programa de passeios e festas, até então nunca visto em nosso meio esportivo” (Castro, 1951: 82).
A Selecção portuguesa disputou quatro jogos em General Severiano com muito sucesso e estádio cheio e no dia 20 de Julho, defrontaram o Botafogo num jogo que contou com a presença do Presidente da República, Marechal Hermes e os Ministros de Estado e o então Embaixador de Portugal, Dr. Bernardino Machado.
O jogo foi muito disputado e os portugueses ganharam por 1-0, com golo de Pereira. As equipas alinharam assim:
Botafogo: Álvaro; Dutra e Edgar Pullen; Rolando, Lulu e Couto; Figueira, Menezes, Facchine, Mimi e Lauro.
Portugueses: Bastos; Costa e Figueiredo; Boaventura, Damião e Fernandes; A. Stromp, Pereira, Vieira, S. Stromp e Bentes.
A Selecção portuguesa jogou ainda mais três jogos em São Paulo e partiu para Lisboa no dia 1 de Agosto, “deixando entre nós o seu valoroso centro-avante Luiz Vieira, que aqui fixando residência, passou a defender as nossas cores” (Castro, 1950: 83).
Vieira estreou em General Severiano no dia 31 de Agosto contra o Fluminense pelo campeonato carioca, tendo Mimi Sodré feito os três gols da vitória por 3-0 sobre os trícolores.
Na estreia de Vieira o Botafogo alinhou com Pullen, Vilaça e Dutra; César, Rolando e Couto; Figueira, Menezes, Vieira, Mimi e Lauro.
Post Scriptum: Nessa época eram os nossos jogadores que emigravam para o Brasil...
Fontes:
Foto: Convite digitalizado por gentileza de Claudio Falcão
Acervo de Rui Moura
Alceu Mendes de Oliveira Castro (1951): O Futebol no Botafogo (1904-1950), Rio de Janeiro, Gráfica Milone.
http://mundobotafogo.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário