sexta-feira, 10 de julho de 2009

1913 - Associação de Football de Lisboa

No dia 10 de Julho de 1913 chegou ao Rio de Janeiro o paquete ‘Drina’ com uma selecção portuguesa, organizada pela "Associação de Football de Lisboa" para uma digressão promovida pelo Botafogo Football Club.

Chefiados pelo Dr. Alfredo Duarte Rodrigues, os portugueses ficaram alojados no Hotel Avenida e “os botafoguenses dispensaram-lhes as maiores homenagens, promovendo um programa de passeios e festas, até então nunca visto em nosso meio esportivo” (Castro, 1951: 82).

A Selecção portuguesa disputou quatro jogos em General Severiano com muito sucesso e estádio cheio e no dia 20 de Julho, defrontaram o Botafogo num jogo que contou com a presença do Presidente da República, Marechal Hermes e os Ministros de Estado e o então Embaixador de Portugal, Dr. Bernardino Machado.

O jogo foi muito disputado e os portugueses ganharam por 1-0, com golo de Pereira. As equipas alinharam assim:

Botafogo: Álvaro; Dutra e Edgar Pullen; Rolando, Lulu e Couto; Figueira, Menezes, Facchine, Mimi e Lauro.

Portugueses: Bastos; Costa e Figueiredo; Boaventura, Damião e Fernandes; A. Stromp, Pereira, Vieira, S. Stromp e Bentes.

A Selecção portuguesa jogou ainda mais três jogos em São Paulo e partiu para Lisboa no dia 1 de Agosto, “deixando entre nós o seu valoroso centro-avante Luiz Vieira, que aqui fixando residência, passou a defender as nossas cores” (Castro, 1950: 83).

Vieira estreou em General Severiano no dia 31 de Agosto contra o Fluminense pelo campeonato carioca, tendo Mimi Sodré feito os três gols da vitória por 3-0 sobre os trícolores.
Na estreia de Vieira o Botafogo alinhou com Pullen, Vilaça e Dutra; César, Rolando e Couto; Figueira, Menezes, Vieira, Mimi e Lauro.

Post Scriptum: Nessa época eram os nossos jogadores que emigravam para o Brasil...


Fontes:
Foto: Convite digitalizado por gentileza de Claudio Falcão
Acervo de Rui Moura
Alceu Mendes de Oliveira Castro (1951): O Futebol no Botafogo (1904-1950), Rio de Janeiro, Gráfica Milone.
http://mundobotafogo.blogspot.com/

Nenhum comentário: