terça-feira, 6 de julho de 2010

Pamplona - San Fermín 2010 (6 a 14 de Julho)




As Festas de São Fermín (em castelhano Sanfermines) são as festas em honra de um dos santos patronos de Navarra, que se celebram anualmente na cidade espanhola de Pamplona (em basco Iruña).

Os festejos começam dia 6 de Julho, às 12 horas, com o chupinazo (foguete) da sacada do Palácio do Governo Municipal, e terminam à zero horas de 14 de Julho com a canção de despedida "Pobre de mí".

Uma das actividades mais famosas das Festas de São Fermín é o encierro (Corrida de touros), que consiste numa corrida de touros, de 800 metros, pelas ruas principais do centro histórico de Pamplona, que culmina na Praça de Touros da cidade. Os encierros começam às 8 horas da manhã e duram, normalmente, de três a quatro minutos, entre os dias 7 a 14 de Julho.

Desde 1922, 15 pessoas morreram na libertação dos touros pelas ruas. O último caso foi em 2009.

A festa tem uma origem antiga, de séculos, mas a sua fama mundial é um fenómeno recente. O escritor nascido nos Estados Unidos Ernest Hemingway foi um dos que contribuíram para propagar essa fama com seu livro Fiesta (O Sol Também se Levanta, no Brasil).

Esta festa é considerada uma das maiores celebrações do mundo, assim como no Carnaval do Rio de Janeiro ou da Oktoberfest de Munique.

Nenhum comentário: