quarta-feira, 6 de maio de 2009

De Punhete a Constância, qual a distância?

O nome de Constância só foi adquirido oficialmente em 1833, por intermédio da rainha D.Maria II que lhe deu o nome devido ao apoio que a população lhe tinha dado e a sua insistência para mudar o seu antigo nome de Punhete (do romano pugna tagi ou luta do Tejo) que não gostava.

É sede de um pequeno município com 80,04 km² de área e 3 793 habitantes (2006), subdividido em 3 freguesias. O município é limitado a norte, leste e sul pelo município de Abrantes e a oeste por Vila Nova da Barquinha e pela Chamusca.

As freguesias de Constância são as seguintes:

Turismo e cultura

Constância (então, designada pelo nome de Punhete) é conhecida por ter sido local de residência de Luís de Camões , que aqui escreveu alguns dos seus poemas líricos, por ocasião do seu desterro no Ribatejo, cerca de 1546 ou 1547.

in Wikipedia

"Entre ficar e partir nem sempre é fácil decidir" cantavam os "Táxi" numa canção manhosa - O fio da navalha - é verdade entre agir e ficar de braços cruzados, por vezes, não é fácil optar.
Acredito que o colectivo está acima do individual, da mesma maneira que creio que é mais importante a liberdade que a igualdade.
Melhor, portanto, a acção que a contemplação.
Antes a fricção de Punhete que o imobilismo de Constância.

in http://santamargarida.blogspot.com/

Um comentário:

Anônimo disse...

quer dizer que eu sou um punheteiro?

julinhoooo