domingo, 20 de setembro de 2009

Bosnia - Falling Apart

A Bósnia era o exemplo bem-sucedido da reconstrução pós-guerra; hoje, está à beira do colapso. O acordo de Dayton (1995) acabou com a guerra, mas também criou um governo dominado por chauvinistas étnicos.

Após 14 anos de esforços internacionais intensos para estabilizar e reconstruir a Bósnia, o país agora está na iminência do colapso. Pela primeira vez desde 1995, os bósnios voltam a falar em guerra.

O sucesso da Bósnia foi vendido pelos EUA e pelos líderes europeus como prova, que a comunidade internacional podia reconstruir com êxito qualquer país.

O acordo de paz de Dayton dividiu a Bósnia em duas entidades semi-independentes: a Federação Bósnia e Herzegovina, habitado principalmente por muçulmanos bósnios e croatas bósnios, e o sérvio Dominou Republika Srpska (República sérvia, ou RS), cada um com governo próprio, controlando os impostos, a educação, e mesmo a diplomacia externa.

Após o final da guerra, o país foi inundado com atenções e entraram nos cofres mais de 14 bilhões de USD provenientes da ajuda internacional, o que fez da Bósnia o laboratório de experiências democráticas mais extenso e inovador da história. No final de 1996, 17 governos estrangeiros, 18 agências da ONU, 27 organizações inter-governamentais e aproximadamente 200 organizações não governamentais (NGOs) - para não mencionar as dezenas de milhares de tropas provenientes de todo o mundo - foram envolvidos no esforço da reconstrução. Numa base per-capita, a reconstrução de Bósnia - com menos de quatro milhões de cidadãos - fez com que a reconstrução pós-guerra da Alemanha e do Japão parecessem modestos.

O acordo de Dayton acabou com a violência, mas também semeou a instabilidade, criando um sistema descentralizado político que subverteu a autoridade do estado. Nos últimos três anos, a étnica nacionalista dos líderes dos três grupos étnicos do país - muçulmanos, croatas e sérvios - intensificou-se, deixando todas as reformas paradas. A economia parou, o desemprego é agora de 27%, aproximadamente 25% da população vive na pobreza e a Bósnia aproxima-se do fundo, no que diz respeito à classificação do Banco Mundial para o desenvolvimento de negócio.

PS: Se há algo que a Bósnia provou, é que a democracia nunca pode ser imposta.... tem que vir de dentro.


In:
http://foreignaffairs.com
http://warnewsupdates.blogspot.com

Nenhum comentário: