quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Suécia - Guarda-redes diminui largura da baliza durante os jogos...

O Líder do Campeonato Sueco e finalista da Taça da Suécia, o IFK Gotemburgo não sofreu golos em metade das 28 partidas que disputou esta temporada. A explicação pode estar no Guarda-redes dinamarquês Kim Christensen. Não por defesas milagrosas, mas por um truque que foi descoberto no empate a zero, fora de casa com o Örebro, na passada quarta-feira. Antes do apito inicial, Christensen diminuiu a largura da baliza chutando e empurrando com os pés a base dos postes para o lado de dentro. Ele diminuiu em 10 cms a largura de cada lado na base da baliza!

Alertado sobre o truque do GR, o árbitro Stefan Johannesson interrompeu a partida aos 20 minutos do primeiro tempo e ele mesmo chutou na base dos postes, voltando estes ao seu lugar. O GR, no entanto, não foi punido. No intervalo do jogo, em entrevista à TV sueca, Christensen admitiu não ter sido a primeira vez que ele diminuiu o tamanho da baliza.

- Eu já fiz antes e até agora nunca tinha sido descoberto...

Questionado se esse seria o motivo de tantos jogos sem sofrer golos, o dinamarquês sorriu e disse:

- Talvez, sim.

Para não prejudicar os atacantes da sua equipa na segunda parte, o GR voltava a colocar os postes no lugar certo no final da primeira parte. O seu colega e atacante da seleção sueca Tobias Hysén afirmou que já sabia do truque.

- Nós não só sabemos disso como também tentamos aproveitar alguns momentos de descuido para fazer o oposto e alargar a baliza do adversário. Isso pode fazer a diferença entre uma bola que bate no poste e sai e outra que bate no poste e entra.

A seis jornadas do fim do Campeonato Sueco, o IFK lidera com os mesmos 47 pontos do AIK mas leva vantagem exatamente no saldo de golos.

PS Então mas estes nórdicos não prendem as balizas ao chão?! Se fosse me Portugal o Sr. Platini dizia que os estádios não tinham condições...

Nenhum comentário: