domingo, 22 de novembro de 2009

A Caderneta de Cromos

Nuno Markl regressa à Rádio Comercial a partir de amanhã, com o programa: "A Caderneta de Cromos".

A Caderneta de Cromos, passa de 2ª a 6ª em duas edições - uma às 8h45, a outra às 9h45 - e de acordo com Nuno Markl, é uma rubrica que pretende criar a enciclopédia definitiva das coisas que fizeram parte da nossa jovem existência, algures entre os anos 70 e os 80 (sim, é uma rubrica thirtysomething ali como quem vai para o forty).

A ideia dos seus criadores, é que em cada edição, se analise um pedaço do nosso imaginário - seja sob a forma de série TV, brinquedo, comida, atitude, jogo de computador, qualquer coisa - e se tirem as devidas conclusões sobre o quão bizarra foi a época em que crescemos e como foram únicas as coisas que tivemos à nossa disposição para nos formar (ou nos retorcer) a mente. Em mais alguma época existiu um jogo que consistia num limão de plástico preso a um cabo, por sua vez enfiado no tornozelo (e, mais tarde, numa versão em que o limão deu origem a uma Bota Botilde?). Que outra geração vibrou com uma série sobre um tipo extremamente penteado cujo carro dava curvas de 90 graus e se fazia acompanhar de um cursor cintilante, algures entre a mais alta tecnologia e uma mosca?

A Caderneta de Cromos será um repositório cómico de todos esses pedaços da nossa existência. Após vasculharem a vossa memória, mas para que contribuam de forma mais activa: ainda têm um ZX Spectrum funcional? Filmem-se (ou capturem som, que na rádio chega) jogando uma partida de Chuckie Egg ou afins, provando que ainda têm o velho jeitinho. Fotografem as vossas peças de colecção, por muito safadas e sujas que estejam para que possamos construir também um museu fotográfico que complemente a rubrica, no site. A Comercial fornecerá um email para que possam enviar as vossas contribuições, propostas, ideias, insultos ou mimos, em breve esse endereço será revelado para que comecem a interagir com A Caderneta de Cromos e a ajudar a construí-la!

Nenhum comentário: