terça-feira, 3 de novembro de 2009

XXXIV Feira Nacional do Cavalo - Golegã

É já no próximo dia 6 de Novembro que a Vila da Golegã, denominada como a Capital do Cavalo,
irá acolher a tão aguardada Feira de S.Martinho, que se prolongará até ao dia 15 do mesmo mês.

Internacionalmente conhecida, são dias repletos de variadas actividades como, exposições de pintura e fotografia; diversas provas, nomeadamente concursos de atrelagem, de resistência, saltos, apresentação do cavalo, equitação de trabalho e dressage; espectáculos equestres; jogos de horseball; conferências; e muitos outros eventos.

Ao longo de todos os dias os cavaleiros podem montar os seus cavalos, engatá-los e passear pela vila e pela manga.
O verdadeiro amante do Cavalo traja a rigor, à portuguesa ou à espanhola, e exibe a sua “mascote” com o maior orgulho e honra. Procura andar com a mais elegante postura, de sorriso nos lábios, e descontraído, enquanto vê e revê velhos amigos. Juntos recordam histórias da velha guarda, trocam elogios, passeiam à garupa ou numa charrete num ambiente festivo, e muitas vezes acompanhados ao som de umas guitarras e fados.
Com ou sem frio, vão de casa em casa à procura de um copinho de vinho, jeropiga, ou abafadinho. Comem-se castanhas e pequenos petiscos. O cheiro é característico, e o relinchar dos cavalos uma constante.
À noite ouve-se música por todo o lado, os bares estão completamente cheios. Soam castanholas ao som de sevilhanas. As bonitas saias, os vestidos, os lenços e a toda essa elegância atraem as pessoas. É contagiante! Ouvem-se palmas e “olés”. Vivem-se momentos de alegria. É um ponto de encontro, é o reencontro de todos. Quem vai, quer voltar! A Feira da Golegã é assim, acolhedora e intensa.

Em http://www.cm-golega.pt/golega poderá ter acesso ao programa completo, e outros pormenores relevantes de toda a envolvência da Feira.

Nenhum comentário: