terça-feira, 20 de outubro de 2009

Hoje é dia de Santa Iria - Padroeira de Tomar

No dia de Santa Iria, 20 de Outubro, após a missa na igreja de S. João (10h), realiza-se a procissão, relembrando o martírio de Santa Iria, com centenas de crianças das escolas e jardins de infância deslocando-se em direcção à ponte velha para lançar pétalas de flores ao rio Nabão.

No programa para hoje, a inauguração da Feira está agendada para as 17 horas, seguindo-se, às 18 horas, a abertura da exposição de trabalhos escolares, no edifício sede da Comissão dos Tabuleiros. Pelas 21h30, espectáculo com Menito Ramos, Marante, Milénio, Luigi e Estado Espírito (via “O Templário”).


“Eu el Rei D. Manuel faço saber que na Vila de Thomar se possa fazer uma feira em cada ano, no mês de Outubro por dia de Santa Iria”

“D.Felipe por graça de Deus Rei de Portugal e dos Algarves, faço saber a vós oficiais da câmara da Vila de Tomar que vi a carta que me escrevestes e quanto ao que me pedis que por essa Vila ter como Padroeira Santa Iria, por ser dela natural, e ai padecer martírio, haja por bem que a procissão da dita Santa, em seu dia, nessa vila, se faça com as mesmas festas e solenidades da do Corpo Deus, e que todo o povo está obrigado a ir na dita procissão, como o faz nas maiores procissões da ordenação.
Eu assim o hei por bem...”


Nenhum comentário: