sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Monty Python - 40 Anos

Os ‘Monty Python’ comemoraram este mês o quadragésimo aniversário da formação do grupo, que actualmente lidera um império que rende dezenas de milhões por ano.

John Cleese, Eric Idle, Terry Gilliam, Michael Palin e Terry Jones, bem como a família de Graham Chapman, que faleceu em 1989, têm vindo a ganhar entre 342 e 548 mil euros por ano desde 1999 com a venda de DVDs e outros episódios cómicos ao 'site' de vídeos na Internet YouTube, que já tiveram mais de 18 milhões de visitas.

Nos últimos anos, os proveitos dos Monty Python têm derivado do facto destes deterem os direitos de propriedade intelectual de todos os episódios da série de televisão ‘Monty Python Flying Circus’ – que foi difundida pela primeira vez na BBC no dia 5 de Outubro de 1969 – e de todos os filmes que fizeram posteriormente, com excepção de “Monty Python and the Meaning of Life”.

Financiados pelos Led Zepplin e Pink Floyd


Os Monty Python deram o primeiro passo para a criação do seu império ao financiar de modo independente o seu primeiro filme conjunto, “Monty Python and the Holy Grail”, com dinheiro das empresas discográficas e ainda montantes emprestados pelas bandas de rock Pink Floyd e Led Zeppelin. Posteriormente, os Monty Python tomaram medidas legais para obterem os direitos sobre a série de televisão “Flying Circus” e o filme “Life of Brian”.

Segundo Roger Saunders, gestor da Python (Monty) Pictures Ltd, as receitas da empresa têm sido em média de 6,85 milhões de euros por ano, com metade dos proveitos a virem dos DVDs distribuídos pela Sony Pictures Entertainment e pela A&E. O resto é obtido com o aluguer de filmes aos cinemas, cessão temporária de direitos e outras apresentações dos Monty Python a canais de televisão.

“Quase toda a receita é líquida porque o trabalho em si foi feito há anos. É o equivalente a um fundo de reforma”, acrescentou Saunders.

Já a produção teatral “Spamalot” obteve receitas de 115 milhões de dólares durante o tempo em que esteve em exibição na Broadway, precisa a associação de produtores da Broadway.

Para comemorar os 40 anos do grupo, os membros "sobreviventes" reúnem-se no dia 15 deste mês no teatro Ziegfeld de Nova Iorque para falarem dos velhos tempos, bem como para apresentarem um novo documentário sobre a história do grupo, intitulado “Monty Python: Quase a Verdade (a Versão Autorizada pelos Advogados)”.

“Na altura, havia o sentimento de que, quando os programas acabassem, tudo passaria – mas isso não aconteceu. Para um grupo que começou a sua actividade há 40 anos, vai ter um quarto trimestre muito activo”, diz John Goldstone, que foi o produtor original do filme “Monty Python’s Life of Brian”.

Nenhum comentário: