sexta-feira, 2 de outubro de 2009

IgNobel 2009: estudos “insólitos” dão prémios!

O prémio IgNobel é uma Paródia ao prestigiado prémio Nobel (cuja entrega ocorre anualmente, a investigadores e profissionais que se destacaram em determinadas áreas).

O IgNobel elege os estudos/pesquisas mais insólitos. O evento é patrocinado pela revista de humor da Universidade de Harvard, a "Annals of Improbable Research" (Anais da Pesquisa Improvável), e co-patrocinada pela Harvard-Radcliffe Science Fiction Association, Harvard-Radcliffe Society of Physics Students e a Harvard Computer Society.

Vencedores do IgNobel de 2009:

igNobel de Saúde Pública foi para a equipa de Elena Bodnar, de Hinsdale, Illinois, que desenhou e patenteou um sutiã que pode ser convertido rapidamente em duas máscaras de gás: uma para a utilizadora do sutiã e outra para alguém próximo que estiver em apuros.

igNobel da Literatura: A polícia da Irlanda venceu o prémio de literatura por emitir mais de 50 multas de trânsito a um visitante assíduo –e apressadinho- chamado Prawo Jazdy. Em polaco, o “nome” significa “carta de condução”.

igNobel da Paz: O patologista Stephan Bolliger e a sua equipa da Universidade de Berna, na Suíça, ganharam com um estudo que fizeram para determinar se uma garrafa de cerveja vazia causa mais ou menos danos ao crânio humano do que uma cheia numa briga de bar. “Ambas são suficientes para partir o crânio. Contudo, os vazios são mais resistentes”, disse Bolliger, por e-mail. Isso ocorre porque a pressão da cerveja faz com que a garrafa cheia exploda rapidamente.

igNobel da Matemática: Gideon Gono, director do Banco de Reserva do Zimbabué, país que luta para combater a hiperinflação, ganhou um prémio “por permitir que as pessoas lidem de maneira simples e quotidiana com uma vasta gama de números”. Isso porque o seu banco imprime notas com valores que variam de um centavo a 100 triliões de dólares do Zimbábue (qualquer coisa como 30€).

igNobel da Economia: O prémio de economia foi atribuido a gestores dos bancos Kaupthing, Landsbanki, Glitnir Bank e Banco Central da Islândia, “por demonstrarem que os bancos pequenos podem ser rapidamente transformados em grandes bancos, e vice-versa”.

igNobel da Medicina: Donald L. Unger, de Thousand Oaks, California, (EUA) foi homenageado por uma experiência feita ao longo da sua vida. Durante 60 anos, ele estalou os nós dos dedos da mão esquerda, mas nunca as da direita, para provar que o hábito não causa artrite.

igNobel de Medicina Veterinária: Catherine Douglas e Peter Rowlinson, cientistas da Universidade de Newcastle provaram que dar nomes às vacas faz com que elas dêem mais leite.

igNobel da Física: Katherine K. Whitcome da Universidade de Cincinnati (EUA), Daniel E. Lieberman da Universidade de Harvard (EUA), e Liza J. Shapiro da Universidade do Texas (EUA), que estudaram porque é que as mulheres grávidas não caiem (por causa da barriga).

Nenhum comentário: