segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Islândia vai deixar de ter McDonald’s

Os estabelecimentos da McDonald’s na Islândia vão ser encerrados no final deste mês, avança a Bloomberg. O motivo prende-se com a forte desvalorização da coroa islandesa, que está a reduzir os lucros da cadeia de "fast-food".

A McDonald’s na Islândia, que importa a maioria dos ingredientes que usa nas suas refeições, fechará portas depois de os custos terem duplicado ao longo do ano passado, referiu a Lyst, que detém os direitos de franchising da cadeia norte-americana. A Lyst acrescentou que não espera que a situação mude no curto prazo.

“Teríamos de aumentar os nossos preços em 20% para conseguirmos a margem necessária nos nossos produtos”, afirmou à Bloomberg CEO da Lyst, Magnus Ogmundsson. “Isso elevaria o preço do Big Mac nas 780 coroas (6,36 dólares), contra as actuais 650 coroas”, acrescentou.

A divisa islandesa colapsou no ano passado, depois da falência dos maiores bancos do país. Face ao euro, a coroa islandesa caiu 80% face ao euro.

Os Big Macs mais caros são os vendidos na Suíça e na Noruega, onde custam cerca de 5,75 dólares, segundo o índice Big Mac Economist 2009. Os mais baratos são vendidos na África do Sul (1,68 dólares) e na China (1,83 dólares).

O primeiro McDonald’s da Islândia abriu em 1993. De momento, o país conta com três McDonald’s e serão todos encerrados, referiu a Bloomberg

Nenhum comentário: